PRIMEIRA FASE MODERNISTA (1922-1930)
INÍCIO: Semana da Arte Moderna
FIM: Revolução de trinta e tomada de poder por Getúlio Vargas.
FATOS HISTÓRICOS
· Fim das oligarquias rurais e da política café com leite
· Revolução de 1930 (Getúlio no poder)
REVISTAS: Klaxon e Antropofagia
MANIFESTOS: Poesia Pau-Brasil, Verde Amarelista e Regionalista de 1926.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
· Forma e conteúdo: liberdade formal (crítica do país)
· Poemas-piada: sátira de costumes passadista e de velhas escolas literárias
· Paródia e literatura popular: sátira de obras sérias do passado.
· Verso livre e linguagem coloquial: literatura próxima da fala popular
· Rompimento com o passado: procura do moderno, do original, do polêmico
· Nacionalismo: crítico (denúncia da realidade) e ufanista (Verde-Amarelista)
AUTORES
· MÁRIO DE ANDRADE: linguagem coloquial / folclore / Macunaíma (anti-herói)
· OSWALD DE ANDRADE: nacionalismo crítico / paródia / linguagem coloquial / valorização do cotidiano / poema-pílula / capítulos curtos.
· MANUEL BANDEIRA: Libertinagem (liberdade de conteúdo e de forma) / temas autobiográficos (infância, família, morte, cotidiano, humor, ceticismo, ironia, idealização de um mundo melhor).
· OUTROS AUTORES: Antônio de Alcântara Machado, Menotti de Picchia, Guilherme de Almeida, Cassiano Ricardo e Plínio Salgado.
SEGUNDA FASE MODERNISTA(1930-1945)
FATOS HISTÓRICOS
· Brasil: Ditadura do Getúlio Vargas
· Fora do Brasil: depressão econômica / nazismo / Segunda Guerra Mundial
A) POESIA
CARACTERÍSTICAS
· PREOCUPAÇÃO SOCIAL: necessidade de compreender o mundo transformado pela guerra.
· LINGUAGEM: versos livres e brancos, mas o poeta pode ser formal.
· POESIA INTIMISTA: questão espiritual ou reflexão amorosa.
AUTORES
· MURILO MENDES: sátira / poemas- piada / poesia religiosa / “Tempo e Eternidade” (parceria com Jorge de Lima) / consciência do caos / ordena o caos: lógica, criatividade, libertação do trabalho poético.
· JORGE DE LIMA: parnasiano / poesia social / poesia religiosa / desigualdade social.
· CARLOS DUMMONDE DE ANDRADE: representação do cotidiano / nega toda forma de fuga à realidade / cético / presente (solução: união e trabalho coletivo)
· CECÍLIA MEIRELES: inspiração neo-simbolista (Revista “Festa”) / intimismo / sonho / solidão / tempo (transitoriedade) / linguagem simbólica / sinestesia / musicalidade.
· VINÍCIUS DE MORAES: neo-simbolista / renovação caótica da década de 30 / tom religioso / sensualismo erótico (prazer da carne X formação religiosa) / valorização do presente / felicidade X infelicidade / inspiração poética: tristeza.
· OUTROS AUTORES: Cassiano Ricardo e Augusto Frederico Schmidt
B) ROMANCE
CARACTERÍSTICAS
· REALISMO CRÍTICO: critica-se para denunciar uma questão social e, assim, chegar a uma solução
· SITUAÇÃO DOS PROLETARIADOS RURAIS: presença do homem do sertão.
· LINGUAGEM PRÓXIMA DA FALA: reprodução da fala regional.
QUADRO GERAL DO AUTORES REGIONALISTAS DOS ANOS 30
AUTORES | OBRA PRINCIPAL | REGIÃO/ASSUNTO |
José Américo de Almeida | A bagaceira | Sertão nordestino / seca |
Rachel de Queiroz | O Quinze | Sertão nordestino / seca |
Graciliano Ramos | Vidas secas | Sertão nordestino / seca |
José Lins do Rego | Fogo morto | Sertão nordestino / engenho e cangaço |
Jorge amado | Gabriela, cravo e canela | Sertão e litoral baiano / cacau, religião e amor |
Érico Veríssimo | O tempo e o vento | Pampa gaúcho e cidade / colonização, história e dramas urbanos |
Cornélio Pena | Fronteira | Zona Rural Mineira /introspecção |
Dionélio Machado | Os ratos | Cidade gaúcha / dramas urbanos |
Octávio de Faria | Tragédia burguesa | Rio de Janeiro / análise social |
Cyro dos Anjos | O amanuense Belmiro | Zona urbana mineira / análise social |
Marques Rabelo | A estrela sobe | Rio de Janeiro / análise social. |
TERCEIRA FASE MODERNISTA (1945-1960)
A) POESIA
CARACTERÍSTICAS GERAIS
· RIGOR DA FORMA: neoparnasianismo (perfeição verbal)
· OBJETIVOS POÉTICOS DIFERENTES: estética formalista, poesia participante, tensões sociais.
· POEMA-PIADA: vulgaridade, exagero.
· PARTICIPAÇÃO SOCIAL
PRINCIPAIS AUTORES
1-JOÃO CABRAL DE MELO NETO: “poeta de simetrias” / objetividade / tendência surrealista / temática: a) Nordeste e seu povo; b) Espanha e suas paisagens.
2- FERREIRA GULLAR: poesia participante (problemas sociais)
B) CONCRETISMO (VANGUARDA POÉTICA)
· AUTORES INFLUENCIADORES: Oswald de Andrade (poemas radicais) e João Cabral de Melo Neto (linguagem econômica e objetiva)
CARACTERÍSTICAS
· ROMPIMENTO COM O DISCURSO TRADICIONAL
· DESINTEGRAÇÃO COM O VERSO: verbal (aspecto sintático e semântico) / oral (aspecto sonoro) / visual (aspecto gráfico)
Ex.: beca coca cola
babe cola
beba coca
babe cola
caco
cola
CLOACA
(Décio Pignatari)
PRINCIPAIS AUTORES
· DÉCIO PIGNATARI
· IRMÃOS AROLDO DE CAMPOS E AUGUSTO DE CAMPOS
C) FICÇÃO
CARACTERÍSTICAS
· NARRATIVAS INTERIORIZADAS: fluxo da consciência.
· UTILIZAÇÃO DA PRIMEIRA PESSOA: narrador é a pessoa que confessa e o leitor é confidente.
· APROXIMAÇÃO DA PROSA COM A POESIA: lirismo na prosa (ritmo, rima, aliterações, neologismo, etc.)
PRINCIPAIS AUTORES
· CLARICE LISPECTOR: “Perto do coração selvagem” (1943) / interiorização do ser humano / revalorização das palavras (entrelinhas)
· GUIMARÃES ROSA: Sagarana (1946) e Grande sertão veredas (1956) / revalorização da linguagem (neologismo) / universalização do regional / particularidades da fala sertaneja.
4 comentários:
Blog muito bom, me ajudou muito enquanto eu estudava para o vestibular! Parabéns!
Fiquei muito feliz em poder ajudá-la em seus estudos Caroline... Boa sorte nesta nova caminhada!!!!
De cara eu vi que iria me ajudar muito. Gostei muito da sua explicação,vai me ajudar pra caramba no meu trabalho de Literatura. você esta de PARABÉNS...
Que bom que pude ajudá-lo... Espero que tire nota máxima em seu trabalho.
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