ORGANIZAÇÃO E COMPROMETIMENTO SÃO FUNDAMENTAIS PARA O SEU SUCESSO!!!!
Tempo para os vestibulandos é algo precioso. As datas da provas dos principais vestibulares do país ainda não foram divulgadas, mas é preciso começar a estudar desde já. E será que ainda dá para ter um tempo para se divertir?
Professor de Psicologia da Unesp e coordenador do projeto de orientação vocacional gratuita via internet, Paulo Motta, afirma que é possível ter tempo para tudo: “É preciso se organizar e cumprir o cronograma. Assim, o vestibulando vai ter tempo para tudo”.
O primeiro passo é decidir qual carreira o aluno vai seguir e para quais universidades vai prestar as provas. Depois, é começar a organizar a rotina de estudos.
Paulo recomenda que o aluno vá à escola ou ao cursinho pela parte da manhã e estude mais quatro horas, em casa, pela tarde: “O ideal é chegar em casa, almoçar, descansar um pouquinho e voltar a estudar”.
Programe-se e evite perrengues!
Uma tática que ajuda no aprendizado é estudar em blocos. Por exemplo, estude Física por 50 minutos, faça um intervalo de 10 minutos e depois volte a estudar História. Paulo afirma que não é recomendado focar em uma matéria por dia porque o cérebro ‘se cansa’ mais rapidamente.
Procure fazer provas antigas das faculdades que você irá prestar vestibular para conhecer melhor o estilo das questões. Paulo ressalta que esse tipo de exercício é um termômetro para saber em quais assuntos o vestibulando está bem e quais precisam de reforço. Cada vez mais, questões de atualidades vêm caindo no vestibular. Paulo afirma que é importante se manter informado, assistindo telejornais ou lendo o jornal pela manhã a caminho da escola, por exemplo. À noite, se o sono não bater, o estudante pode aproveitar e ler uma obra literária para passar o tempo.
Nos fins de semana, os vestibulandos devem dedicar mais tempo ao lazer do que ao estudo. Aproveite a manhã e uma parte da tarde para fazer exercícios. Aproveite o fim da tarde e a noite para se divertir. Se o estudante não tiver provas durante as férias de julho, o ideal é tirar dez dias para descansar. Mas, atenção! É preciso voltar aos estudos na data estipulada e no mesmo ritmo de antes.
E quem disse que ainda não sobra tempo para se divertir?
Sendo organizado, tudo fica mais fácil
O dia tem 24h. Que tal 6 horas de aulas no colégio e/ou cursinho, 4 horas de estudo em casa, 2 horas para deslocamentos, alimentação e banho e outras 4 horas por dia para lazer e atividades esportivas. Além de 8 horas para dormir, é claro, já que uma boa noite de sono também é fundamental para os estudos!
Um comentário:
É isso ai, concordo plenamente que temos tempo para tudo e que cabe a nós aproveita-los bem ;)
Postar um comentário