Capão da Canoa - RS

Capão da Canoa - RS
Paz... Silêncio... Tranquilidade... Emoção...

quinta-feira, 7 de julho de 2011

PRÉ-MODERNISMO CAMINHO PARA O VERDADEIRO BRASIL

CONTEXTUALIZAÇÃO:

         O Instituto Estadual Riachuelo de Capão da Canoa, é a maior escola do município e da 11ª Coordenadoria Regional de Educação. Oferece, no nível de Ensino Médio, o curso regular, o Curso Técnico de Informática e o Curso Técnico de Contabilidade na Área de Gestão. A maioria dos alunos quando terminam seus cursos vão para uma universidade necessitando fazer vestibular, percebo assim a necessidade deles saberem o que realmente foi o Pré Modernismo a partir de seus escritores e qual a sua importância para a Literatura Brasileira.
Este projeto tem como principal função despertar no aluno o gosto pela leitura e pela escrita, por meio de exercícios de criatividade a partir da obra de Euclides da Cunha, Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato, Augusto dos Anjos e Simões Lopes Neto, realização de trabalhos e apresentação dos mesmos numa Mostra Cultural.
        

OBJETIVO GERAL:


         Levar os alunos a pesquisar, refletir e conhecer os principais escritores Pré Modernistas compreendendo a importância de suas obras, de seus personagens e de seu estilo para a Literatura Brasileira, através de técnicas variadas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1               Ler com ritmo, fluência e entonação textos de escritores pré-modernistas, identificando suas principais características.
2               Pesquisar em livros e na internet a biografia, obras e características das obras de escritores Pré Modernistas.
3               Confeccionar diversos materiais, como cartazes, jogos, vídeos a partir da pesquisa realizada para apresentação na Mostra de Trabalhos.
4               Confeccionar um pequeno jornal com as principais informações obtidas no desenvolvimento do projeto que será distribuído aos alunos e a comunidade participante da Mostra de Trabalhos.

PROBLEMATIZAÇÃO
        
1        Os escritores Pré Modernistas escreviam falando de personagens que estavam de acordo com a realidade que eles viviam?
2        Percebemos em suas obras uma análise crítica e psicológica do caráter e do comportamento humano de seus personagens, isso os diferenciava de outros escritores de sua época, por que isso foram tão importantes para a Literatura Brasileira?

EMBASAMENTO TEÓRICO

         Estrutura teórica da pesquisa, com principais categorias a serem trabalhadas:

A)    Linha de tempo dos escritores Pré Modernistas
B)     Características das obras dos escritores Pré Modernistas
C)    Principais obras dos escritores: Euclides da Cunha, Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato, Augusto dos Anjos e Simões Lopes Neto.

         Autores que servirão de referência para a teorização:

1        Emília Amaral, Mauro Ferreira – Novas Palavras – Editora FTD
2        Maria Luiza Abaurre, Marcela Nogueira – Português – Língua, Literatura, Produção de Textos – Editora Moderna
3        William Roberto Cereja, Thereza Magalhães – Português e Linguagens – Editora Saraiva
4        William Roberto Cereja, Thereza Magalhães – Ensino de Literatura – Editora Saraiva

                                               METODOLOGIA:
        
         MÉTODOS

Os métodos aplicados serão realizados através das pesquisas feitas no decorrer da aplicação do projeto e a partir do estudo deste material criar-se-á atividades e materiais para a apresentação na Mostra de Trabalhos.
SUJEITO
          Os métodos serão aplicados nos alunos do 3ºs anos do Ensino Médio do Instituto Estadual Riachuelo de Capão da Canoa.
  
         INSTRUMENTOS

Serão utilizados os seguintes recursos para o desenvolvimento do projeto:

1        Consultas a livros didáticos e paradidáticos;
2        Entrevistas junto às pessoas da comunidade;
3        Consulta a sites e blog da internet;
4        Fotos;
5        Vídeos;
6        Cds e dvds.
 
         ATIVIDADES

a) leitura prévia de textos para lançar o projeto;
b) projeção de vídeos e slides sobre o Pré Modernismo
c) divisão dos alunos em grupos para facilitação das pesquisas;
d) confecção de vídeos utilizando diversos programas (PowerPoint, texto do autor com fotos, criação de histórias);
e) confecção de jogos (memória, dominó, bingo, quebra-cabeça);
f) paródias utilizando histórias de Euclides da Cunha, Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato, Augusto dos Anjos e Simões Lopes Neto;
g) confecção de um jornal para distribuição na escola.

          RECURSOS

         RECURSOS HUMANOS
         Alunos do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Estadual Riachuelo de Capão da Canoa.

         RECURSOS MATERIAIS
·         Computador Particular;
·         Laboratório de Informática do Instituto Estadual Riachuelo;
·         Sala do vídeo do Instituto estadual Riachuelo;
·         Equipamentos para apresentação em PowerPoint;
·         Equipamentos de TV, vídeo e som.



















Queridos alunos... desta prof... meio louca... que bom saber que quando o calo aperta... vocês nos dão retorno... adorei todos os trabalhos... não pude jogar e ouvir explicação de todos, mas percebi que todos os grupos levaram muito à sério a minha solicitação... Quando queremos algo bem feito... conseguimos... obrigada pelo retorno que me deram... apresentando os trabalhos de vocês para todo o turno da manhã... depois das férias tem mais... os outros turnos também querem... ouvi muitos elogios dos profs. e sempre disse a eles que o elogio é pra vocês... beijos...



2 comentários:

Muriel disse...

Cadê o nosso? :(

Ana Rute Santos Paz disse...

Não coloquei todos... eram muitos... mas estão no facebook... nos orkuts (3) e no jornal da escola que estará saindo na semana que vem...