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quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Primeiro passo: Entenda a pergunta da prova




Interpretação de texto é uma das competências mais cobradas em provas como o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Engana-se quem pensa que essa habilidade só precisa se manifestar nas questões de língua portuguesa – ela será exigida em todas as áreas do conhecimento. Para Roselane Costella, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), muitos alunos têm dificuldade em interpretar pois estão acostumados com macetes, ou seja, a famosa decoreba. A solução, diz, começa em sala de aula: o estudante precisa ser incentivado a praticar, e o papel do professor é mostrar como fazer isso.
– Os testes são elaborados para avaliar a capacidade interpretativa. E não só relativa a textos, mas também a gráficos, charges, quadrinhos, fotos, desenhos – indica Roselane, que há 10 anos pesquisa as provas do Enem.
Na hora de um exame classificatório, o tempo para resolver cada questão geralmente é curto – por isso, a professora recomenda um esquema bem simples: em primeiro lugar, ler o enunciado, para saber que tipo de informação será exigida. Depois, deve-se voltar e ler o texto de contextualização, destacando as frases que se relacionam com a pergunta. As questões costumam trazer mais dados do que o necessário, por isso a importância de selecionar somente aquilo que pode ajudar na resposta. Assim, fica mais fácil partir para as alternativas e escolher a correta.
Para interpretar com mais eficiência, é preciso ler bastante. Mas não adianta tentar recuperar o tempo perdido a um mês dos exames, avisa a professora Martha de Andrade Silva, do curso de Letras da Unisinos.
– O enriquecimento da leitura se faz ao longo do tempo, como um exercício de vida – afirma a docente, que integra o comitê do vestibular da universidade.
Fazer resumos pode ser uma boa forma de praticar a interpretação, ensina Martha. Ao elaborar a síntese de um livro ou de uma matéria, o vestibulando extrai do texto as informações essenciais e elimina as secundárias. Essa é uma forma de identificar elementos relevantes, distinguir um fato de uma opinião, diferenciar causas e consequências. Assim, ele constrói sentidos e consegue interpretar melhor aquilo que leu.
(Terminou de ler as dicas de especialistas? Agora responda a uma pergunta sobre o texto acima.)
A partir do texto lido nesta página, para fazer uma boa prova é necessário:
a) Ficar mais tempo nas questões mais difíceis, pois com certeza o aluno encontrará na prova do Enem perguntas que responderá em segundos.
b) Fazer muitos resumos de textos literários nos últimos dias antes da prova, para não esquecer o conteúdo no momento da realização.
c) Ler primeiro as alternativas, pois a partir delas poderá encontrar a verdadeira sem a necessidade de continuar lendo a questão.
d) Destacar no texto que está na raiz da questão as informações necessárias para responder a mesma, pois assim o tempo será racionalizado.
e) Utilizar as propostas de interpretação somente para a prova de linguagens, pois esta é uma habilidade exigida nesta prova.

Texto tirado do Caderno de Vestibular da Zero Hora

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