Capão da Canoa - RS

Capão da Canoa - RS
Paz... Silêncio... Tranquilidade... Emoção...

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CANÇÃO DO EXÍLIO PARODIANDO GONÇALVES DIAS - II


Esta atividade foi realizada em agosto de 2010. Os alunos do 3º ano foram ao Laboratório de Informática e digitaram diversos textos criados e redigidos nas aulas de literatura.

Canção da Cidade Maravilhosa

Oh capão, oh terra Amada
Eu sentado na beira do mar
Vendo as gatinhas passar
Eu ali na expectativa prontinho para paquerar

Nosso céu com muitas nuvens
Em dias de fortes tempestades
Despertando a alegria
E novas amizades.

Mariscão, o grande estádio
Um dia vou te ver crescer
Conhecido no Brasil inteiro,
Estádio que me fez vencer

Cidade maravilhosa
Todos dizem que é o Rio de Janeiro
Nada chega aos pés de Capão
Conhecido no mundo inteiro
Minha cidade Maravilhosa.
Alessandro dos Santos Schiraski - 301


Canção da saudade

Minha terra é Capão
E tem mar e lagoa
A lagoa é podre
Mas a praia é boa

Minha cidade no verão
É cheia que nem formigueiro
Quero dar banda no centrinho
Mas estou sempre sem dinheiro

Mas ah que maravilha
Maravilha é Capão
Não sei o que escrever
Estou sem inspiração

E assim vou terminando
Porque está na hora de bater
Tenho que escrever qualquer coisa
Porque senão o poema não vai render.

José Augusto - 301


Coração no exílio

Minha praia um mar,
Onde posso me banhar,
O sol que aqui brilha,
Não brilha como lá.

Nosso vento tem mais perfume,
Nossas árvores mais frescor,
Nossos peixes são mais belos,
Nossa lagosta mais sabor.

Em festa, acompanhado, à noite,
Mais prazer eu encontro lá,
Minha praia tem um mar,
Onde posso me banhar

Minha praia tem agito
Que não encontro eu cá,
Em festas, acompanhado à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha praia tem um mar,
Onde posso me banhar.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute desse verão
Que não encontro por cá;
Sem que ainda aviste o mar,
Onde posso me banhar
Karina Martins - 301


Canção do exílio

Naquela terra tem mais vida.
Minha história é de lá
Em Capão eu tenho corujas
Aqui só tem sabiá.

Nosso mar tem mais onda
Nossa praça tem mais risos
Nossa igreja tem mais fiel
Nossas escolas bem mais que amigos

Quando estou sozinha, à noite,
Lá há o que fazer
Nessa terra de branquelos
Eu vou morrer

Minha terra tem galetos,
Que tais não encontro eu cá
Lá meu futuro é garantido
Aqui só tem babaca.

Não permita Deus que eu falhe
Pois melhor lavar pratos em Capão
Que ficar neste boqueirão.
Marcela – 301


Canção do exílio

Minha terra tem ar puro
Onde muitos desejam estar
As belezas que eu vejo aqui
Não chegam aos pés das belezas de lá

Da sacada da minha casa conto estrelas no céu
Daquela mesma sacada via flores nunca vistas antes
Nas nossas florestas mais arvores
Árvores que presenciaram muito amor

Saudade dos dias de sol
Dias tranquilo, descanso.
Na beira da lagoa ou mar

Saudade da vida que lá tinha
Dos dias inesquecíveis vivido ao mar
Meu desejo é voltar ao lugar
Onde nasci e onde desejo ficar.

Cristine Dominiak – 301




Canção do Exílio

Minha terra tem praças,
Onde posso me encontrar,
Os carros, que aqui buzinam,
Não buzinam como lá.

Nossa escola tem mais alunos,
Nosso mar têm mais peixes,
Nossos verões tem mais vida
Nossa vida mais gente.

Em cantar, sozinho, à noite,
Mais conforto eu encontro lá,
Minha terra tem lugares,
Onde vamos namorar.

Minha terra tem locais,
Que estes não encontro eu cá,
Em cantar, sozinho, à noite,
Mais conforto eu encontro lá,
Minha terra tem lugares,
Onde vamos namorar.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá
Sem que desfrute os lugares,
Que não encontro por cá,
Sem avistar as belas garotas,
Onde cheguei a namorar.

Maurício B. – 301




Canção do Exílio

Minha terra tem lagoa
Onde canta o sabiá
Mar que tem aqui
Não banha como o de lá

Nossos parques têm crianças
Nossa praia tem coruja
Nossas escolas têm amores
Aqui ninguém abusa

Aqui sozinha à noite
Me lembro do céu de lá
Aqui sem alegria
Lá eu vou dançar

Minha terra tem mar
Minha terra tem lagoa
Minha terra tem gente boa
E eu amo Capão da Canoa

Minha terra tem farol
Todos vêm o pôr do sol
Minha terra tem o centrão
Onde eu passo o meu verão!
Bruna Cardoso - 301




Canção do Exílio

Minha terra tem dunas
Que são lindas como o mar
Lá moram as corujas
Que fogos não deixam estourar

Minha terra tem amores
Que eu gosto de amar
Eles são a razão da minha vida
Que me fazem sonhar

Eu saio sozinho à noite
No calçadão a caminhar
Lá eu caminho na minha vida a pensar

Capão da Canoa que tem terra mais boa
Aqui só tem gente boa
O lugar preciso como o mar
É aqui que eu gosto de morar.

Christian Matzembacher - 301


Canto do galo Shino

Minha terra tem dunas de areia
Onde canta o quero-quero
Com o mar muito grande
Vou aonde eu quero

Nossa praia tem mais gente
Veraneio tem mais vida e zoação
Alegria e só pra gente
O Rio Grande só existe em Capão

Não é só multidão sobre a praia
Há muita gente que vai para a lagoa
São teus filhos brincando na areia
Com solzão e marzão que coisa boa

Mas que saudade eu sinto
Que saudade eu sinto de Capão
Onde a guriazinha anda
E o gurizinho vai comprar pão
Salvador Yanes - 301


Canção do Galítio

Minha terra tem veronas,
onde eles vão para o obrão.
O tibia que aqui se joga
não se joga como em Capão.

Nossa praia tem mais areia,
nossa água é mais turva.
Aqui "nóis não tem pareia",
nenhum "dos galo berra na curva."

Domingo de inverno,
o centro é intediante.
Mas quando lota o Lynemar,
tem liquidação de boné da Rusty.

E quando vem a chuva,
bate aquela solidão.
Pra atravessar a Boianowiski
nego pratica natação
Oh que saudade, meu galo!
Que eu sinto de Capão!
Felipe - 301


Canção de Alívio

Minha terra tem prédios,
grandes construções.
Onde no inverno é vazio e tranquilo,
e no verão é cheio e infernal.

Não sinto muita saudade,
pois estou em um lugar melhor.
Só se for da minha família
que não vejo à um ano.

Aqui tem pessoas civilizadas,
que não gritam "ãi galo".
Nunca gosto de praia,
então não sinto vontade de voltar.
Darlan 301


Canção do Exílio

Minha terra não tem terra
É nada mais do que areia
As dunas a beira-mar
E as corujas que aqui gorjeiam

Nosso céu é mais azul
Nossa água mais pura
Nossa fauna é mais perfeita
Sem alguma estranha criatura

Ao sair sozinho à noite
Muitas festas encontro lá
Terra de gente festeira
Nunca deixarei de te amar

Minha terra tem cantores
Que sucesso fazem cá
Ao sair sozinho a noite
Muitas festas encontro lá
Terra de gente festeira
Nunca deixarei de te amar.
Jackson Cruz Rosa - 301

Nenhum comentário: