Capão da Canoa - RS

Capão da Canoa - RS
Paz... Silêncio... Tranquilidade... Emoção...

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PROJETO AUTOR PRESENTE - MARCELO SPALDING

               O Projeto Autor Presente foi desenvolvido  durante o período de agosto a 20 de outubro de 2011, neste período os professores trabalharam a releitura de obras e criação de minicontos estimulando a criatividade e o aumento do repertório de leituras e organizaram peças de teatro baseadas nas obras do escritor .
            Na Área de Linguagem coordenei o projeto, incentivando e motivando meus colegas e alunos, através de contato com editora consegui livros do escritor para aquisição dos alunos a  preço de custo, dando a oportunidade de muitos possuírem e terem-nos  na Sessão de Autógrafos. Alguns livros trabalhados: As Cinco Pontas de Uma Estrela, Vencer Em Ilhas Tortas , A Cor do Outro, Conexão Machado e Mini Contos.
            No Dia 20 de outubro, além da exposição dos trabalhos: Varal Literário, Cartazes e Maquetes, os alunos apresentaram peças de teatro e recitaram minicontos  baseados na releitura de obras do escritor.
            As atividades propostas pela Escola foram realizadas conforme o planejado, os professores conseguiram alcançar os objetivos propostos e todos os participantes estavam motivados. Palavras do escritor “ Não esperava a grandeza, foram muitos alunos e professores empenhados  e ficou bonito...”
           

 O texto abaixo foi elaborado pelos alunos Pietro e Jamile, participantes do Projeto Rádio e Jornal Riachuelo após entrevista com o escritor Marcelo Spalding.

AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO AUTOR

            No dia 20 de outubro foi organizada uma exposição dos trabalhados realizados sobre a obra do escritor no Saguão da Escola,  onde  também o escritor realizou Palestras interagiu com os alunos e debateu sobre o assunto do preconceito e contou os concursos que participou desde os seus 11 anos de idade.

              Ao final da palestra, nós, alunos do Projeto Rádio- Jornal -Tv Riachuelo o entrevistamos. Poucas perguntas foram feitas para não ocupar muito o seu tempo e ele as respondeu simpaticamente:
          -                O que você achou do envolvimento dos alunos com o seu trabalho?
                            "Bom, eu já fiz muitas palestras, mas aqui foi bem interessante, pois a escola é grande, tem muitos alunos... sou acostumado a dar palestras pra no máximo 50 alunos, surpreendi-me, aqui foram em torno de 300... muito bacana!”
        -                  Você esperava que os alunos fizessem essas homenagens?       
                          “Nas outras escolas em que fui sempre recebi. Portanto, esperei que fizessem, mas não imaginava a grandeza, pelo que vejo, foram muitos alunos e professores empenhados e ficou bonito, diferente.. é uma coisa que eu com certeza vou levar!”
        -                  Você acha que foi bem recepcionado pelos alunos?       
                          “Sim, fui muito bem recebido. Até na palestra anterior (com os segundos e terceiros anos E.M.) nós debatemos sobre o assunto do preconceito. O pessoal daqui interage bastante com os assuntos.”
         -                Tens alguma dica para os adolescentes que não gostam de ler ou que não tem este hábito?
                         “Eu costumo dizer: - Ler, é a musculação do cérebro. - Se você quer escrever, não vai conseguir escrever bem sem ler... Até os melhores médicos, são aqueles que leem mais, pesquisam mais. Ler, não significa ler aquelas leituras obrigatórias, textos e histórias chatas, mas ler o que se gosta: revistas, livros românticos, internet, gibis... Não importa o que  importa ler.”

VÍDEOS CONFECCIONADOS POR ALUNOS DO 3ºANO A PARTIR DA LEITURA 
DE LIVROS DO ESCRITOR MARCELO SPALDING





Durante o Projeto Autor Presente - Marcelo Spalding, as turmas de inglês da professora Cinara Molinari fizeram hai-cais em inglês sobre a obra do escritor.

The day dawns
Time passes
Nothing funny

Júlio e Felipe - turma 102

And the time spent
Everthing changed
To the future adapted

Lucas e José - turma 105

Faça a tradução e descubra o que eles escreveram...

--------------------------------------------------------------

Durante o Projeto Autor Presente - Marcelo Spalding, as turmas de literatura da professora Cintia Nesello fizeram releitura de mini contos do escritor.

Traição

Tereza frequenta a casa, mas não está nas fotografias.
Conhece a cama, mas não ignora a aliança
Espalha o vírus, mas não deixa vestígios.

Marcelo Spalding

Releitura:

Traição

Carla frequenta a casa, mas afirma ser amiga.
Conhece a cama, mas nem por isso se importa com a aliança.
Espalha o vírus, sem deixar qualquer rastro.

Ariane, Bruna e Chayana - Turma 106

 


FOTOS DO EVENTO - PROJETO AUTOR PRESENTE

PALESTRA - TEATRO - SESSÃO DE AUTÓGRAFOS - ENTREVISTA - 
EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS

























Nenhum comentário: