Capão da Canoa - RS

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sábado, 21 de maio de 2011

PROPOSTA Nº 06


LEIA ATENTAMENTE

Leia toda a coletânea e selecione o que julgar pertinente para a realização da proposta escolhida. Articule os elementos selecionados com sua experiência de leitura e reflexão. O uso da coletânea é obrigatório.
ATENÇÃO - sua redação será anulada se você desconsiderar a coletânea ou fugir ao recorte temático

APRESENTAÇÃO DA COLETÂNEA
Em toda sociedade convivem gerações diversas, que se relacionam de formas distintas, exigindo de todos o exercício contínuo de lidar com a diferença.

1)

2) Para o sociólogo húngaro Karl Mannheim, a geração consiste em um grupo de pessoas nascidas na mesma
época, que viveram os mesmos acontecimentos sociais durante a sua formação e crescimento e que partilham a
mesma experiência histórica, sendo esta significativa para todo o grupo. Estes fatores dão origem a uma
consciência comum, que permanece ao longo do respectivo curso de vida. A interação de uma geração mais
nova com as precedentes origina tensões potencializadoras de mudança social. O conceito que aqui está patente
atribui à geração uma forte identidade histórica, visível quando nos referimos, por exemplo, à “geração do pósguerra”.
O conceito de “geração” impõe a consideração da complexidade dos fatores de estratificação social e
da convergência sincrônica de todos eles; a geração não dilui os efeitos de classe, de gênero ou de raça na
caracterização das posições sociais, mas conjuga-se com eles, numa relação que não é meramente aditiva nem
complementar, antes se exerce na sua especificidade, ativando ou desativando parcialmente esses efeitos.
(Adaptado de Manuel Jacinto Sarmento, Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e
Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 91, p. 361-378, Maio/Ago. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br)

3) A partir do advento do computador, as empresas se reorganizaram rapidamente nos moldes exigidos por essa
nova ferramenta de gestão. As organizações procuraram avidamente os “quadros técnicos” e os encontraram
na quantidade demandada. Os primeiros quadros “bem formados” tiveram em geral carreiras fulminantes. Suas
trajetórias pessoais foram tomadas como referência pelos executivos mais jovens. Aqueles “grandes executivos”
foram considerados portadores de uma “visão de conjunto” dos problemas empresariais, que os colocava no
campo superior da “administração estratégica”, enquanto o principal atributo da nova geração passa a ser a
contemporaneidade tecnológica. Os constrangimentos advindos do choque geracional encarregaram-se de fazer
esses “jovens” encarnarem essa característica, dando a esse trunfo a maior rentabilidade possível. Assim,
exacerbaram-se as diferenças entre os recém-chegados e os antigos ocupantes dos cargos. No plano simbólico,
toda a ética construída nas carreiras autodidatas é posta em xeque no conflito que opõe a técnica dos novos
executivos contra a lealdade dos antigos funcionários que, no mais das vezes, perdem até a capacidade de
expressar o seu descontentamento, tamanha é a violência simbólica posta em marcha no processo, que não se
trava simplesmente em cada ambiente organizacional isolado, mas se generaliza. (Adaptado de Roberto Grün,
Conflitos de geração e competição no mundo do trabalho. Cadernos Pagu. Campinas, vol. 13, p. 63-107, 1999.)

4) Ao longo da década de 1990, a renda das famílias brasileiras com filhos pequenos deteriorou-se com relação
à das famílias de idosos. Ao mesmo tempo, há crescentes evidências de que os idosos aumentaram sua
responsabilidade pela provisão econômica de seus filhos adultos e netos. (Ana Maria Goldani, Relações
intergeracionais e reconstrução do estado de bem-estar. Por que se deve repensar essa relação para o Brasil, pp. 211.
Disponível em http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/PopPobreza/GoldaniAnaMariaCapitulo7.pdf).

5) As relações intergeracionais permitem a transformação e a reconstrução da tradição no espaço dos grupos
sociais. A transmissão dos saberes não é linear; ambas as gerações possuem sabedorias que podem ser
desconhecidas para a outra geração, e a troca de saberes possibilita vivenciar diversos modos de pensar, de agir
e de sentir, e assim, renovar as opiniões e visões acerca do mundo e das pessoas. As gerações se renovam e se
transformam reciprocamente, em um movimento constante de construção e desconstrução. (Adaptado de Maria
Clotilde B. N. M. de Carvalho, Diálogo intergeracional entre idosos e crianças. Rio de Janeiro. PUC-RJ, 2007, p 52.)

6)

http://humornainformatica.blogspot.com/2008/05/videogame-para-terceira-idade.html

PROPOSTA DE REDAÇÃO:

Leia a coletânea e elabore sua dissertação a partir do seguinte recorte temático:
A relação entre gerações é frequentemente caracterizada pelo conflito. Entretanto, há outras formas de relacionamento que podem ganhar novos contornos em decorrência de mudanças sociais, tecnológicas, políticas e culturais.

Instruções:
1. Discuta formas pelas quais se estabelecem as relações entre as gerações.
2. Argumente no sentido de mostrar que essas diferentes formas coexistem.
3. Trabalhe seus argumentos de modo a sustentar seu ponto de vista.

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