Capão da Canoa - RS

Capão da Canoa - RS
Paz... Silêncio... Tranquilidade... Emoção...

sábado, 21 de maio de 2011

PROPOSTA Nº 11


Tragédia em Realengo e o sonho americano

Nesse ano conhecemos uma triste realidade a que estão acostumados os norte-americanos. Leia a coletânea abaixo e desenvolva seu texto seguindo as instruções dadas.

TEXTO 1:

O texto abaixo foi publicado no site Correio Brasiliense em 07/04/2011 às 10h49min

Em número de mortes - 11, até agora, segundo a Polícia Militar - a tragédia ocorrida em uma escola pública de Realengo, no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (7/4), se aproxima do massacre ocorrido em Columbine, no interior dos Estados Unidos. O caso da Columbine High School, em Littleton, Colorado, ficou famosos em todo o mundo e levantou a discussão sobre o comércio de armas nos Estados Unidos, principalmente após o lançamento do filme Tiros em Columbine, do documentários Michael Moore.   O caso da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, pode ser ainda pior, pois há 22 feridos feridos, muitos em estado grave.
Um ex-aluno invadiu o colégio de Realengo e fez vários disparos, que teriam atingido mais de 30 alunos. Segundo o relações-públicas do Bombeiros, coronel Evandro Bezerra, 13 pessoas morreram. O major Machado, do 14º BPM (Bangu), afirmou que há ainda 22 feridos em estado grave apenas no Hospital Albert Schweitzer, a maioria baleada no tórax e na cabeça. O atirador foi identificado como Wellington Menezes de Oliveira. Ele foi baleado na perna e depois se matou. Segundo Fernandes, fiscal do Detro, que fazia uma operação na região, Wellington deixou uma carta explicando as razões do atentado.
A carta ainda não foi divulgada, mas segundo o comandante do 14º BPM, Djalma Beltrame, o conteúdo teria características fundamentalistas.
A tragédia carioca é a pior em uma escola  no Brasil. O caso mais parecido no país é o do estudante Mateus da Costa Meira, que invadiu uma sala de cinema no Morumbi Shopping, em São Paulo, em novembro de 1999 e, usando uma metralhadora, disparou diversos tiros, que mataram 3 pessoas.
Nos Estados Unidos, as duas últimas décadas têm testemunhado massacres em instituições de ensino, um tipo de ataque que se tornou uma espécie de marca registrada da violência norte-americana. Veja abaixo os mais graves casos ocorridos nos EUA.

TRAGÉDIAS AMERICANAS
1/12/1997
Um adolescente armado mata 11 estudantes e fere outros cinco em Paducah, Kentuch.
24/3/1998
Dois adolescentes fazem disparos em Jonesboro, Arkansas, matando quatro alunos e um professor.
20/4/1999
Eric Harris e Dylan Klebold matam 13 pessoas (entre elas, um professor) e ferem 25 na Columbine High School, em Littleton, Colorado. Em seguida, os agressores se suicidam. O massacre reabre o debate sobre o porte de armas nos EUA.
21/3/2005
Um estudante mata nove pessoas, das quais cinco eram seus colegas, em Red Lake, Minnesota.
2/11/2006
Um homem mata cinco meninas em uma escola amish de Nickel Mines, na Pensilvânia.
16/4/2007
O sul-coreano Cho Seung-hui mata 32 pessoas, entre alunos e professores, na Universidade Virginia Tech, em Blacksburg. 'Morri como Jesus': leia o manifesto do atirador
15/02/2008
Estudante abre fogo contra colegas da Nothern Illinois University, matando cinco pessoas e ferindo 15. 

TEXTO 2:

Abaixo você encontrará diversas charges sobre a tragédia de Realengo que ajudarão a  entender o que aconteceu e a refletir sobre o fato.


     

             
Instruções para redação sobre a violência nas escolas
  • Desenvolva seu texto usando as informações da coletânea, mas não se esqueça que outras informações mais atuais já foram divulgadas sobre o fato;
  • Escreva seu texto a tinta e faça um rascunho antes para evitar rasuras;
  • Faça aproximadamente 25 linhas;
  • Evite transgressões à norma culta;
  • Dê um título ao seu texto.

Nenhum comentário: