Capão da Canoa - RS

Capão da Canoa - RS
Paz... Silêncio... Tranquilidade... Emoção...

domingo, 15 de maio de 2011

UMA BOA REDAÇÃO PARA O VESTIBULAR

      Quem vai fazer vestibular já sabe: a redação tem um peso enorme para uma boa classificação. Só que, para a maioria dos candidatos, não é tão fácil ter inspiração e redigir um bom texto. Por isso, é importante dedicar um tempo de estudo e preparo para realizar uma boa redação.

COMO COMEÇAR

       O primeiro passo a seguir é ver o tipo textual que foi pedido no enunciado. Os mais comuns são o dissertativo, que reúne argumentos sobre uma ideia central, e o narrativo, que conta uma história. Entre esses, o dissertativo é o mais pedido. Por isso a doutora em Letras e professora adjunta de Língua Portuguesa do Instituto de Aplicação da UERJ, Rosa Cuba Riche, dá as principais dicas sobre como fazer uma boa dissertação.

       O aluno poderá receber fragmentos de texto para analisar e emitir uma opinião. Neste caso, ele deve ler os textos com atenção para tirar as informações principais e decidir qual será seu ponto de vista. Esse ponto de vista deve estar na introdução.
 

  DESENVOLVIMENTO

       Em seguida, o candidato deve escrever os parágrafos do desenvolvimento, com argumentos para fundamentar os pontos de vista que está defendendo. Pode-se usar exemplos, pesquisas sobre o tema, etc. Para conseguir informações e ter de fato uma opinião, o grande segredo é estar atualizado. Ler revistas informativas, jornais e estar conectado com o mundo para ter melhores argumentos para discutir.

       De acordo com a professora Rosa Cuba Riche, o candidato não pode esquecer de abordar a questão social respeitando a defesa dos direitos humanos. O ponto de vista do autor da redação não pode ser contra direitos básicos como o da liberdade de expressão ou da liberdade religiosa, mesmo que ele professe um credo ou uma fé que seja contra esses preceitos.
 

TREINO
         Fazer exercícios de redação é a melhor maneira de se preparar para a prova, porque estruturar um texto é principalmente um questão de treino.

         "A gente aprende a escrever escrevendo. A primeira vez é ruim, a segunda, um pouco melhor”. A professora lembra que o poeta Carlos Drummond de Andrade costumava encher uma lata de lixo com bolinhas de papel. “Se Drummond fazia e refazia seus textos, porque nós não vamos fazer o mesmo?”
          Depois que terminar a composição, o aluno deve fazer uma revisão ortográfica e verificar se a caligrafia está legível. “A letra do aluno não elimina ninguém, mas o examinador tem que entender o que está escrito”, diz a professora.
 

O QUE EVITAR:
• Clichês
• Frases feitas
• Modelos de redação de cursos
• Frases muito longas


DEPOIS DESTAS DICAS... BOA REDAÇÃO E... BOM VESTIBULAR!!!! 

2 comentários:

Hanna disse...

Professora Ana Rute, o blog esta bem interessante, parabéns :D

Alessandra disse...

Muito bacanas as dicas sobre redação. Com certeza irei praticar e ler muito. :)